sábado, 5 de maio de 2012

Saber fazer contas


A Redacção e jornalistas da Agência Financeira deviam voltar à 4ª classe para aprender a fazer contas.

Já estou farto de ver erros básicos de matemática e de português nesta publicação.

o que vale, neste artigo em concreto, é desta vez deixaram também os números para permitir ao leitor fazer as contas que a Agência Financeira não sabe fazer.

Por exemplo, este artigo, diz que o preço da alface é de "0,38 cêntimos ao agricultor e é vendido a 1,78 euros, garantindo uma margem de comercialização de 78 por cento."

1º erro: mistura cêntimos com Euros, se isso fosse verdade a margem de comercialização seria astronómica de tal modo que seria difícil dize-lo em percentagem pois a margem seria de 556.25 vezes, ou seja superior a 50 mil porcento.

2º erro: tendo o primeiro erro corrigido então o preço da alface sofre um aumento de 0.38Euro para 1.78Euro o que dá uma margem de comercialização de 368% e não de 78% conforme indicado.

Um aumento de 78% sobre 0.38Euro seria apenas 0.67Euro.

infelizmente este tipo de erros é comum entre os jornalistas que tinham obrigação de saber do que estão a falar ou, pelo menos, obrigação de saber fazer contas básicas e de não dar erros de português.

Por exemplo a TSF fez o mesmo tipo de erro nesta mesma notícia o que me dá a entender que a notícia é publicada com erro na Lusa ou noutro meio qualquer e depois é copiada com o mesmo erro para todas as outras publicações.

Uma vergonha.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Porquê 26 de Julho não é feriado?

.
Todos os países que conheço tem o seu dia, normalmente o dia da independência, mas Portugal tem 2 dias (1 de Dezembro e 10 de Junho) e nenhum deles é o verdadeiro dia da independência.

Foi no dia 26 de Julho de 1139 que D. Afonso Henriques foi aclamado Rei de Portugal após a vitória de 25 de Julho da Batalha de Ourique.

É de estranhar que o dia 25 de Julho ou 26 de Julho não sejam feriados e ao mesmo tempo exista o 10 de Junho e o 1 de Dezembro como feriados.

O governo via eliminar o feriado de 1 de Dezembro no entanto eu acho que seria mais lógico fundir estes 2 feriados, 10 de Junho e 1 de Dezembro num único feriado em 25 ou 26 de Julho quando se deu a independência de Portugal.

Acredito que no passado se eliminou o feriado da independência para não haver 2 feriados: o da independência e o da restauração da independência a 1 de Dezembro de 1640.

No entanto agora passamos do 80 para o 8 pois se vai eliminar o 1 de Dezembro sem restaurar o feriado da independência e acabamos por não ter nenhum dia de Portugal a não ser o pouco sólido 10 de Junho que tem origem racista no sentido em que foi o regime ditatorial do Estado Novo quem criou este feriado chamando-lhe "Dia da Raça" portuguesa com o pretexto de ter sido nesse dia de 1580 que morreu o poeta Camões.

Por outro lado o 1 de Dezembro não foi nenhuma Restauração da independência porque nunca chegamos a perder formalmente a independência. 1 de Dezembro de 1640 foi apenas o início da revolta dos "40 Conjurados" contra a ameaça da perda da independência e que na prática apenas resultou da mudança do Filipinos pela Casa de Bragança.

Os Filipinos governavam devido ao desaparecimento de D. Sebastião onde foi dado o poder a Filipe de Portugal há 60 anos mas o novo Rei Filipe III, morando em Madrid, dava mostras de desrespeito pelos ideais e compromissos assumidos pelo seu avó Filipe I de Portugal.

Conclusão: Desafio a quem ler estas linhas a criar um movimento que faça a fusão do 10 de Junho e do 1 de Dezembro pelo dia de Portugal (da independência de Portugal) a comemorar-se a 25 ou 26 de Julho.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o_da_Independ%C3%AAncia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Portugal
http://pt.wikipedia.org/wiki/1139
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Portugal


ACTUALIZAÇÃO:
Fui chamado à atenção que usualmente se considera o 5 de Outubro de 1143 o dia da independência de Portugal pois foi nesta data que foi assinado o Tratado de Zamora entre Afonso Henriques (proclamado Rei 4 anos antes, em 26 de Julho de 1139), e o seu primo Afonso VII de Leão e Castela.

O dia 5 de Outubro já é feriado por outro motivo: implantação da República, em 1910, e agora também vai ser extinto.

Conclusão: não vai existir nem 26 de Julho nem 5 de Outubro nem 1 de Dezembro, em contrapartida continuará a existir o "Dia da Raça" de Salazar (10 de Junho).

Fonte:
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Zamora#_