http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1052334&div_id=1730Há quem defenda que a linha de TGV Lisboa-Porto sai mais barata se for pela margem sul do Tejo, mesmo tendo em consideração o custo da ponte, porque o custo dos terrenos e da montagem da linha é inferior quer pelo preço dos terrenos quer pela vantagem destes serem mais planos.
Se só existisse a opção Lisboa-Porto seria difícil engolir que o traçado passasse pelo futuro aeroporto internacional de Lisboa em Alcochete, mas como também está na mesa a ligação Lisboa-Madrid que teria que passar forçosamente pela margem sul do Tejo, então faz todo o sentido que Lisboa-Porto passe por Alcochete.
O que estes senhores da AEP querem, já existe: chama-se Alfa Pendular.
Eu, se fosse do norte, o que me interessaria era que o TGV ligasse o Aeroporto de Alcochete ao Aeroporto Sá Carneiro no Porto.
Mas como contribuinte Português não vejo qual a necessidade de fazer um TGV Lisboa-Porto quando já existe um Alfa Pendular que ainda não está em pleno funcionamento porque ainda não acabaram as respectivas obras.
Como contribuinte português estaria mais interessado em que houvesse um ramal que ligasse Sines à linha Lisboa-Madrid para transporte de mercadorias Sines-Madrid.