Não, não se trata de um carro eléctrico convencional. Trata-se do Opel Ampera.
Um carro eléctrico é caro e tem pouca autonomia servindo como mero segundo carro da família para ir e vir ao emprego e pouco mais.
O Opel Ampera também não é um híbrido tradicional com ainda mais complexidade tecnológica que um carro a gasóleo moderno.
O Opel Ampera é um carro de luxo, desportivo, confortável, inteligente, racional e emotivo:
Emotivo porque os 150Cv são muito mais “potentes” que 150Cv de um carro a gasolina ou gasóleo devido ao maior binário do seu motor eléctrico.
Racional porque gasta pouco mais de 2 Litros aos 100Km em viagens longas e no dia-a-dia não gasta nada, apenas electricidade: Pouco mais de 1€ aos 100Km em cidade.
Inteligente porque é um verdadeiro concorrente a carros como o Volvo S60 ou outros de preço semelhante devido ao equipamento e Status social que o Opel Ampera dará ao seu dono.
Inteligente também porque temos sempre a certeza que não terá as limitações de um carro eléctrico.
Inteligente também porque mecanicamente é um carro eléctrico e portanto tem uma mecânica mais simples, fiável e durável e portanto de menor manutenção que um carro a gasóleo ou híbrido.
Para quem nunca ouviu falar do conceito Opel Ampera, trata-se de um carro eléctrico que integra um gerador eléctrico a gasolina que entra em funcionamento quando as baterias acabam. Porque é que mais ninguém se lembrou disso? Mesmo quando o gerador está a gastar gasolina, gasta muito menos que um carro híbrido ou a gasóleo porque não há atritos mecânicos (correia de transmissão, embraiagem, caixa de velocidades, bombas, compressores, sistemas hidráulicos, etc.) a desperdiçar energia.
Se eu tivesse 40 a 50 mil Euros para gastar num carrão e tivesse uma boa garagem com tomada eléctrica era este o carro que compraria! Muito melhor que o Nissan Leaf do nosso ex-primeiro-ministro José Sócrates.
.