terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sócrates promete alargar a escolaridade obrigatória até ao 12º ano

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1033836&main_id=

Qualidade sim, mais demagogia não 

Em vez de alargar a escolaridade obrigatória até o 12º ano que fica muito bem nas estatísticas, como é apanágio deste governo, devia era preocupar-se por aumentar a qualidade de ensino em portugal.

A minha mulher é professora e vê bem como é diferente dar aulas no ensino obrigatório (até o 9º ano) e nos restantes níveis. Hoje em dia até o 9º ano o professor preocupa-se mais em fazer de baby-sitting do que em ensinar, apenas consegue ensinar alguma coisa a partir do 10º ano, altura em que apenas estão lá os alunos que querem aprender.

Não digo que não se tem avançado na qualidade mas acho que se deve dar um passo de cada vez e antes de tornar obrigatório o ensino até o 12º ano deve assegurar-se que os alunos aprendem alguma coisa.

Eu ainda admito tornar o ensino obrigatório até os 18 anos de idade o que é diferente de tornar o ensino obrigatório até 12º ano de escolaridade. É que tornar o ensino obrigatório até o 12º ano significa, na prática, a passagem administrativa de ano tal como acontece hoje até o 9º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário