sábado, 21 de novembro de 2009

Enegia e Negócios

Em Energia e negócios o Eng. Pinto de Sá fala essencialmente em:



 

- Como estamos caminhando para um grande apagão nacional e mesmo ibérico devido à forma descuidada como estamos a construir a nossa rede energética renovável (Eólica + mini-hidricas de acumulação eólica)


- Custo desproporcionado desta solução.

- Corrupção, embora não o diga abertamente.

- Aumento do custo de vida dos portugueses devido ao custo da electricidade (e diminuição da competitividade acrescento eu).

- Custo semelhante ao TGV a pagar na factura da luz, pois os privados apenas estão a fazer este investimento porque tiveram o compromisso do estado de o mesmo ser incorporado na factura ao consumidor.

- O pior país em termos de normativos para assegurar que não haverá apagões devido à opção Eólica é Portugal logo seguido de Espanha, daí um apagão nacional poder provocar também um apagão espanhol se Espanha tentar ajudar, pois apenas a França teria capacidade para auxiliar Portugal em caso de apagão mas a rede espanhola não conseguiria fazer o transporte.

- O melhor país em termos normativos é a Alemanha que também está a apostar nas energias renováveis mas estão a fazer as coisas de modo a evitar um apagão no futuro.

- A forma como o governo não implementou uma directiva Europeia sobre este assunto, que o IST (Instituto Superior Técnico) teve o cuidado de pôr em termos técnicos/práticos, inspirados nas normas Alemãs, e que o governo não seguiu.




Ler também: Os apagões, o nuclear e as eólicas em http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2009/11/os-apagoes-o-nuclear-e-as-eolicas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário