sexta-feira, 25 de junho de 2010

Portagens nas SCUTS e Chips

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/scut-portagens-chip-matriculas-governo-agencia-financeira/1172823-1730.html

O Governo diz que a recusa do PSD em tornar obrigatório o Dispositivo de Identificação do Veículo vai atrasar a introdução das portagens em 3 anos com o consequente aumento de custos e a redução em 66% do número de entradas e saídas na auto-estrada.

Eu não percebo esta atitude de tudo ou nada em que nenhum dos partidos faz o que me parece elementar para gerar o consenso: basta alterar o chip de forma a torna-lo anónimo. Deixar de ser um Identificado de Veículo para ser, na modalidade de pré-carregamento, completamente anónimo.

Assim resolviam-se as questões levantadas pelo PSD de garantia da privacidade e, ao mesmo tempo, permitia-se cobrar as portagens, tão necessárias para os cofres do Estado.

Dessa forma passava a ser opção das pessoas se queriam identificar-se através da associação a uma conta bancária para a cobrança à posteriori das portagens (à semelhança da Via Verde) ou permanecer completamente anónimo através do pré-carregamento do chip que podia mudar de nome para carteira virtual.

Posso estar errado mas acho que tecnicamente isso é possível.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário