quinta-feira, 30 de junho de 2011

Toyota lança novo Yaris no próximo salão de Frankfurt

.

Fico cheio de curiosidade se a nova desportividade exterior chegará também à posição de condução pois a principal crítica que tenho em relação ao actual Yaris é uns bancos demasiados “citadinos” e pouca aderência à estrada. Eu quero um carro que tenha bancos e volante de um desportivo. Bem como o comportamento de um desportivo associado ao silêncio e equipamento de um executivo e ainda o raio de viragem de um citadino.



.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como vivem os parlamentares da Suécia

Suécia,
O país dos políticos sem mordomia.
Você vai ver, agora, como vivem os parlamentares na Suécia.
Os apartamentos funcionais são pequenos e a lavanderia é comunitária.
Motoristas particulares e assessores não existem.






.

Porque agora?

.

O dia de hoje, Qua. 2011-06-22 foi fértil em notícias graves (e que passaram despercebidas nas televisões) que revelam a incompetência (para não dizer pior) do Governo de José Sócrates. Eu apenas falei de algumas delas aqui.

Porque agora, menos de 24 horas após a tomada de pose do novo governo?

Por tudo o que tenho assistido nos últimos anos acredito que não foram reveladas mais cedo estas notícias por medo.

Sim, desde o caso Charrua que existe medo na administração pública, nos empresários e até nos jornalistas.

Felizmente este meu blog tem uma audiência demasiado pequena (a avaliar pelo fraco feedback que tenho tido de vós) para o governo de José Sócrates ter dado por ele, no entanto confesso que eu também tive medo.
.

A IGF descobre esquema de pagamento de luvas de José Sócrates?

.
A IGF – Inspecção Geral das Finanças acaba de descobrir que a maior parte dos contratos com consultoras não tiveram qualquer fundamento o que me leva a colocar a questão se não seria uma forma de lavagem de dinheiro por parte do governo de José Sócrates para pagar favores à custa do contribuinte? Ou será apenas incompetência do governo?

.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ministério da Justiça não sabe o que paga nem a quem paga

.

De facto é o descontrolo total: os Juízes e outros funcionários da justiça acumulam subsídios atrás de subsídios, ganham ordenados duplos e nem precisam de ir trabalhar.

Muitos já morreram mas o ordenado continua a ser depositado na conta bancária.

.

Medicamentos: fraude em 40% da despesa do Estado

.


Pode ser que a receita electrónica implementada por José Sócrates ajude a combater este flagelo.

Sim, porque eu não me limito a dizer mal de José Sócrates, ele também fez coisas boas, nomeadamente o esforço na webinização do Estado.
.

Portugal é um sucesso

.

Segundo João César das Neves, Portugal é um país de sucesso e os portugueses vivem bem melhor do que há uns anos. «Somos um país rico, com um nível de vida médio sete vezes superior ao que tínhamos em 1950, duas vezes mais alto que em 1974»

Ora, segundo as próprias palavras dele pode-se constatar, ao contrário do seu elevado optimismo, que nos últimos 25 anos do regime de Salazar, o nível de vida dos portugueses cresceu muito mais do que nos últimos 37 anos de democracia.

Não estou a dizer mal da democracia porque nos mesmos 37 anos após o 25 de Abril, outros países democráticos cresceram muito mais do que nós.

O que quero dizer é que Portugal apenas teve estabilidade a partir do governo de Cavaco Silva e, portanto só a partir dessa altura é que teve oportunidade de crescer, inexplicavelmente e apesar de António Guterres e José Sócrates terem tido a desejada estabilidade, eles não conseguiram manter o bom caminho iniciado por Cavaco Silva e preparado por Mário Soares antes dele.

Agora é Passos Coelho que tem que seguir as pisadas de Mário Soares, com a diferença que agora a “crise” não é de rápida resolução como no tempo de Mário Soares e Ernâni Lopes.

.

Portugal gozado no Facebook

.
Foi criado lá fora um jogo no Facebook que goza connosco: O Rei de Portugal que não tem onde cair morto, cheio de dívidas e mesmo assim esbanja o dinheiro em carros de luxo e rápidos.

Onde o Rei de Portugal seria o primeiro ministro José Sócrates e os carro de luxo e rápidos podia ser o TGV.

No entanto como o objectivo do jogo é espatifar os carros então estes também podem simbolizar a economia nacional que foi espatifada pelo Rei José Sócrates.

.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Estado não teve dinheiro para pagar salários.

.
Em Abril passado funcionários públicos ficaram em risco de não receber o seu salário na íntegra: Faltaram 300 milhões de Euros que o Estado não tinha e a CGD emprestou.

.

Novo buraco dava para pagar TGV

.
O Tribunal de Contas acaba de detectar novo buraco de quase 3 mil milhões de euros irregulares nas contas do Orçamento de Estado de 2010: dava para pagar um TGV ou vários submarinos!

Isto significa que o défice real de 2010 ainda é muito superior ao valor oficial, o que terá impacto no défice de 2011.

.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Acontecerá um milagre?

.
Economistas e Banqueiros são unânimes em dizer que a equipa que Passos Coelho reuniu é a melhor equipa governamental que Portugal viu em muitos anos. E chegam inclusive a dizer que acreditam que Portugal vai conseguir cumprir as metas impostas pela Troika.

Eu sempre disse que esta ajuda veio adiar a bancarrota de Portugal para 2013.-2015

Apesar da excelente qualidade do novo governo continuo a ter a mesma opinião por 4 motivos:

1º- porque é a partir de 2013 que começa a cair em cima do orçamento de Estado a pesada factura das PPP deixadas por José Sócrates.

2º- porque o elevado crescimento económico mundial que temos vindo a assistir (e que nos tem ajudado muito) está a diminuir e as previsões não são as mais optimistas para os próximos anos.

3º porque a atitude irresponsável que o governo dos E.U.A. está a ter em relação ao Dólar faz temer o pior. Porque é que o Dólar ficaria imune às mais elementares leis da economia? Os E.U.A. devem pensar que são Deuses…

4º porque  o economista Nouriel Roubini que já tinha previsto a crise de 2007 (sim, 2007 e não 2010-2011 como o governo de José Sócrates nos tem querido fazer crer) diz que tudo se conjuga para haver nova crise mundial por volta de 2013.

Por tudo isto, mesmo que Passos Coelho faça as coisas bem feitas, estaremos novamente a pedir ajuda em 2013-2015.

A única coisa positiva que tenho a dizer é que se Passos Coelho conseguir o milagre de cumprir as metas da Troika, então mereceremos essa nova ajuda de que me estou a referir e nos salvaremos da bancarrota em 2013-2015.

No entanto José Sócrates começou bem (no primeiro ano apenas) e acabou mal, será que Passos Coelho será diferente?

Cá estarei eu para o avaliar através do meu voto e dos meus comentários.
.