Segundo João César das Neves, Portugal é um país de sucesso e os portugueses vivem bem melhor do que há uns anos. «Somos um país rico, com um nível de vida médio sete vezes superior ao que tínhamos em 1950, duas vezes mais alto que em 1974»
Ora, segundo as próprias palavras dele pode-se constatar, ao contrário do seu elevado optimismo, que nos últimos 25 anos do regime de Salazar, o nível de vida dos portugueses cresceu muito mais do que nos últimos 37 anos de democracia.
Não estou a dizer mal da democracia porque nos mesmos 37 anos após o 25 de Abril, outros países democráticos cresceram muito mais do que nós.
O que quero dizer é que Portugal apenas teve estabilidade a partir do governo de Cavaco Silva e, portanto só a partir dessa altura é que teve oportunidade de crescer, inexplicavelmente e apesar de António Guterres e José Sócrates terem tido a desejada estabilidade, eles não conseguiram manter o bom caminho iniciado por Cavaco Silva e preparado por Mário Soares antes dele.
Agora é Passos Coelho que tem que seguir as pisadas de Mário Soares, com a diferença que agora a “crise” não é de rápida resolução como no tempo de Mário Soares e Ernâni Lopes.
Fonte de inspiração para esta reflexão: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/joao-cesar-das-neves-cesar-das-neves-crise-agencia-financeira-livro-10-questoes-da-crise/1262031-1730.html
.
Sem comentários:
Enviar um comentário