Economistas e Banqueiros são unânimes em dizer que a equipa que Passos Coelho reuniu é a melhor equipa governamental que Portugal viu em muitos anos. E chegam inclusive a dizer que acreditam que Portugal vai conseguir cumprir as metas impostas pela Troika.
Eu sempre disse que esta ajuda veio adiar a bancarrota de Portugal para 2013.-2015
Apesar da excelente qualidade do novo governo continuo a ter a mesma opinião por 4 motivos:
1º- porque é a partir de 2013 que começa a cair em cima do orçamento de Estado a pesada factura das PPP deixadas por José Sócrates.
2º- porque o elevado crescimento económico mundial que temos vindo a assistir (e que nos tem ajudado muito) está a diminuir e as previsões não são as mais optimistas para os próximos anos.
3º porque a atitude irresponsável que o governo dos E.U.A. está a ter em relação ao Dólar faz temer o pior. Porque é que o Dólar ficaria imune às mais elementares leis da economia? Os E.U.A. devem pensar que são Deuses…
4º porque o economista Nouriel Roubini que já tinha previsto a crise de 2007 (sim, 2007 e não 2010-2011 como o governo de José Sócrates nos tem querido fazer crer) diz que tudo se conjuga para haver nova crise mundial por volta de 2013.
Por tudo isto, mesmo que Passos Coelho faça as coisas bem feitas, estaremos novamente a pedir ajuda em 2013-2015.
A única coisa positiva que tenho a dizer é que se Passos Coelho conseguir o milagre de cumprir as metas da Troika, então mereceremos essa nova ajuda de que me estou a referir e nos salvaremos da bancarrota em 2013-2015.
No entanto José Sócrates começou bem (no primeiro ano apenas) e acabou mal, será que Passos Coelho será diferente?
Cá estarei eu para o avaliar através do meu voto e dos meus comentários.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário