quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chineses ganham privatização da EDP

Passos Coelho não cedeu às pressões da Alemanha.

Eu sabia que a proposta dos chineses era a mais vantajosa em termos financeiros e que portanto, segundo as regras de mercado deveriam ser os chineses a ganhar a EDP, no entanto dada a história recente de Portugal nunca acreditei nesse desfecho pois pensava que Portugal iria ceder às pressões da chanceler alemã Ângela Merkel.

Fiquei favoravelmente surpreendido com esta notícia que na prática é um afirmar de Portugal que não se verga aos interesses alemães.

Parabéns Portugal pela coragem de fazer funcionar o capitalismo sobre a política neste caso concreto.

Isto será um sinal claro aos próximos investidores estrangeiros que Portugal deixou de ser um país de governantes corruptos ou ideológicos e que, a partir de agora, dá mais razão ao capital, passando a agir de forma mais transparente e previsível.

Parabéns António Mexia pela competência, Parabéns Passos Coelho pela coragem.

Agora resta saber se Passos Coelho terá coragem para implementar as medidas recomendadas pela Troika e pela Deco sobre o sector energético de forma a baixar substancialmente os custos políticos da energia, o chamado "custos de interesse geral" que representa quase metade do valor da factura da EDP ao consumidor final e que em muitos casos são uma total distorção da lógica de mercado que acaba por ser paga por todos nós.
.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Famílias com crianças gastam mais 840 euros por mês

Segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística, as famílias com filhos gastam, em média, mais 840 Euros mensais do que as famílias sem filhos.

Se verificarmos que a maior parte destas famílias com filhos faz um sacrifício de contenção por não poder providenciar aos filhos tudo o que eles necessitam pelo simples facto de não terem os 840 euros a mais no ordenado vemos que esses 840 euros a mais não são os necessários mas sim uma média muito influenciada pela falta de dinheiro.

Esta é a prova que em Portugal, uma pessoa da classe média, é um herói quem tem filhos e como a maior parte das pessoas não querem ser heróis, há cada vez menos filhos.

Assim não há Segurança Social que resista.

O Estado devia abrir os olhos a esta realidade e tomar iniciativas de incentivo à natalidade da classe média.

Não me estou a referir a dar subsídios, estes tem um efeito de aumento de natalidade na classe baixa com o consequente aumento da criminalidade juvenil.

Estou-me a referir a políticas fiscais que protejam as famílias e aumente a natalidade na classe média.

Isso não se consegue com certeza com os 10% com limite de cerca de 800 euros ANUAIS que o Estado abate ao IRS, para a soma da totalidade das despesas de habitação, Saúde e Educação.

Ainda para mais que o INE concluiu que o maior aumento de despesa de quem tem filhos não é na Educação mas sim na Habitação e Saúde.

Estes números se justificam porque em Portugal a classe média não tem dinheiro para colocar os filhos em colégios mas sim no ensino (quase)gratuito das escolas públicas  pelo que as despesas de Educação não são tantas como o aumento das despesas necessárias à uma casa maior.

Compreendo que na situação de emergência nacional em que nos encontramos não haja dinheiro para esses incentivos, mas peço aos governantes que, quando houver margem orçamental se dê prioridade à redução de impostos de quem tem filhos.

Apesar de felizmente haver alguma mobilidade social, a verdade é que na maior parte dos casos isso é mentira pelo que a melhor solução para sustentabilidade da Segurança Social é o aumento da natalidade na classe média, e isso consegue-se com uma efectiva redução de impostos de quem têm filhos em vez de atribuir subsídios.

Em relação à classe média-baixa (onde eu me insiro apesar de eu e a minha mulher termos formação superior) a solução é continuar com a Educação Pública, aumentar a licença de maternidade/paternidade e aumentar o acesso à creche/infantário sendo que esta última bem como os primeiros ciclos do ensino básico deverá ter um horário alargado, não para o aumento de horas lectivas mas para o aumento de horas em que a escola está aberta para facilitar a compatibilidade de horários com o trabalho dos país, sem, no entanto, permitir o abuso dos pais.

Fonte:
.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Portugal já não terá o salário mais baixo da Europa

Em 2012 Portugal deixará de ter o Salário Mínimo Nacional mais baixo dos 17 países da zona Euro.

Apesar da crise Portugal ainda vai aumentar os rendimentos mais baixos ao contrário de outros países da Europa que irá baixar o seu ordenado mínimo nacional.

Não, não é a Grécia o país em questão mas sim a nossa vizinha Espanha que vai baixar o ordenado mínimo dos actuais 641€ para 400€

Apesar da Itália e Espanha ainda não terem pedido formalmente o resgate europeu, a verdade é que ambos já perderam parte da soberania que nós também já tínhamos perdido aquando dos sucessivos PEC do ano passado antes do nosso resgate formal.

Neste caso concreto foi o BCE que obrigou o governo socialista de Zapatero a preparar esta abaixamento do salário mínimo espanhol, às escondidas dos espanhóis, e que agora o novo governo de Rajoy terá que cumprir.

Fonte:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/espanha-salarios-salario-minimo-bce-agencia-financeira/1306289-1730.html
.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nova tecnologia em baterias para VEs.

Texto Original:
<

1280 km en 24 h

Le CEA établit un record du monde en voiture électrique

Le 06/12/2011 par Laurent Meillaud
Le CEA établit un record du monde en voiture électrique
Credit Photo - P. Avavian (CEA)
Avec une Citroën AX équipée de batteries lithium phosphate de fer, le Commissariat à l'Energie Atomique a montré la fiabilité de sa technologie.
 
Pour montrer la pertinence de sa technologie de batteries, performante et moins chère que le lithium-ion classique, cet organisme d'Etat a choisi de marquer les esprits en s'attaquant à un record. Ainsi, une équipe du CEA Liten*, spécialisée dans les véhicules électriques, a parcouru 1 280 km en 24 heures. Elle a choisi une Citroën AX électrique qui a été équipée de batteries Lithium-Ion à base de phosphate de fer (LiFePO4).

Le record a été établi le 25 octobre dernier, en alternant des roulages d'1h25 autour de Grenoble (105 à 115 km suivant la circulation) et des charges rapides de 38 mn. Il fait suite au record du monde insolite de trois étudiants hollandais, qui avaient réalisé, en avril dernier, 1 254 km en alternant roulage et charges rapides sur autoroute avec un véhicule électrique de série.

Quoi qu'il en soit, le record du CEA montre la fiabilité et la robustesse de cette technologie de batteries. Le véhicule a utilisé deux packs de batteries pour un poids total de 900 kg (soit 400 à 500 kg de moins que des batteries standard). Les accumulateurs à base de LiFePO4 utilisés ayant peu de pertes thermiques, les batteries n'ont pas besoin d'être refroidies. Au cours des 24h, elles ont atteint une température maximale de 52.5°C (pour une température maximale conseillée de 60°C).

Les données enregistrées viendront enrichir les bases de données du Liten.

*Laboratoire d'Innovation pour les Technologies des Energies Nouvelles et les nanomatériaux.

>
em:
http://www.autodeclics.com/voiture_bio/38129-1280_km_en_24_h.html

Sócrates: «Pagar a dívida é ideia de criança»

.
Sócrates: «Pagar a dívida é ideia de criança»


Esta frase diz tudo sobre o pensamento do governante que nos levou à ruína.