quinta-feira, 4 de abril de 2013

Na Dinamarca os professores trabalham 16 horas por semana.

Na Dinamarca os professores trabalham 16 horas por semana e estão em greve porque o governo se prepara para flexibilizar o seu horário que poderá atingir, em algumas escolas, as 25 horas no futuro.

Em Portugal trabalhavam entre 20 a 25 horas (20h no secundário, 25h na primária), tendo o governo Sócrates aumentado o seu horário para 35 horas sem qualquer contrapartida remuneratória.

Nem 8 nem 80! Na Dinamarca é provável que os alunos beneficiem com este aumento de carga horária mas em Portugal de certeza que ficaram prejudicados pois com 35 horas de trabalho passadas nas escolas quando é que os professores irão ter tempo para preparar as aulas e corrigir os testes?

Um bom professor passa cerca de 20 horas por semana a preparar aulas e corrigir fichas e testes. O que fazia com que antes trabalhasse 40 horas por semana e agora tenha passado a trabalhar 55 horas, sem qualquer contrapartida remuneratória.

É óbvio que nenhum licenciado qualificado está disponível para trabalhar 55 horas por semana para ganhar apenas 1.000€ líquidos, sendo que a conclusão óbvia é que a qualidade do ensino em Portugal diminuiu com este aumento de carga horária.


Fonte: http://recortesdowilson.blogspot.pt/2013/04/na-dinamarca-os-professores-trabalham.html

Sem comentários:

Enviar um comentário