"Vítor Bento acredita que o ministro das finanças tem feito um bom trabalho, não querendo comentar se o corte na despesa de 4 mil milhões de euros, previsto pelo Governo, é o suficiente para pôr as contas públicas em ordem."
Comentário do Wilson:
É claro que Vitor Bento não quer comentar porque ele sabe melhor do que eu que nem o triplo desse valor, 12 mil milhões seriam suficientes para equilibrar as contas públicas.
O Défice em 2012 ronda os 9 mil milhões. Se o estado cortasse esses 9 mil milhões a sua receita diminuiria em 3 ou 4 mil milhões ou seja, teria que cortar no mínimo 13 mil milhões. Isto sem contar com a recessão que esse corte de 13 mil milhões iria gerar, daí eu ter dito "no mínimo".
São contas fáceis de fazer até para um leigo como eu. O difícil é calcular o valor exacto do corte mas é fácil saber que terá que ser superior a 13 mil milhões de Euros e não apenas os 4 mil milhões de Euros que o Estado se compromete a fazer em 2014.
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/economia---troika/vitor-bento-divida-austeridade-mercados-troika-resgate/1413385-6375.html
Sem comentários:
Enviar um comentário