sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Favor do Estado e os Partidos


Infelizmente as grandes empresas habituaram-se nos últimos anos ao Favor do Estado, quer seja através de subsídios quer seja através de tráfico de influências.

Quem paga é o contribuinte.
(e todos nós somos contribuintes, basta comprar pão para pagar IVA)

Se queremos uma economia saudável, geradora de emprego e riqueza devemos acabar com a cultura Estado-dependência das Empresas.

O Estado não deve mandar na economia, apenas deve regula-la de forma isenta e igual para todos.

As PME’s são as maiores geradoras de emprego em Portugal e, paradoxalmente, são as enteadas num Estado que tem empresas filhas e enteadas.

Mas não se deve ajudar as PME com subsídios pagos pelo contribuinte mas sim com a desburocratização, eliminação de processos, simplificação e eliminação de taxas e impostos injustos como o PEC.

Dos partidos que concordam com esta visão: MMS, PSD, CDS, ND, MEP, PPV, PPM e PNR apenas os dois partidos do centro (CDS e PSD) estão representados no parlamento. Enquanto que a Esquerda Socialista, com maioria na Assembleia (PS), tem a visão contrária: que se deve ajudar as empresas através de favores, tráfico de influências, subsídios, e, no caso da extrema esquerda como o PCTP-MRPP, CDU(PCP), BE, FEH, POUS e PTP (dos quais o CDU e BE estão representados na Assembleia), através de nacionalizações e controlo da economia por decreto à semelhança da extinta União Soviética.

Como neste artigo mencionei a totalidade dos partidos que concorrem nestas eleições legislativas de 2009-09-27 e a maior parte dos Portugueses não os conhece vou passar a identifica-los por grupos segundo a minha impressão dos mesmos (que obviamente pode estar errada):


Extrema Esquerda que acha que se governa por decreto:

- PCTP-MRPP: Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

- CDU: Partido Comunista Português (PCP), A sigla diz respeito a uma pretensa Coligação cujo nome não me lembro.

- BE: Bloco de Esquerda

- FCH: Frente Ecologia e Humanismo

- POUS: Partido Operário de Unidade Socialista

- PTP: Partido Trabalhista Português.


Esquerda Social Democrática que acredita numa visão Estatizadora da Economia através de Favores (por contraposição de governar por decreto da extrema esquerda):

- PS: Partido Socialista


Esquerda Social Democrática que acredita numa economia de mercado:

- PSD: Partido Social Democrata.

- MMS: Movimento Mérito e Sociedade


Centro Democrático e Social:

- MEP: Movimento Esperança Portugal

- CDS/PP: Centro Democrático e Social / Partido Popular (o Partido Popular é a maioria no Parlamento Europeu mas aqui é o mais pequeno dos partidos representados na Assembleia da república)


Direita conservadora:

- ND: Nova Democracia

- PPV: Portugal Pró-Vida

- PPM: Partido Popular Monárquico (“Deus, Pátria e Rei”)


Extrema-direita:

- PNR: Partido Nacional Renovador.


Quero desde já pedir desculpa aos partidos que se sintam injustiçados por esta ordenação de Esquerda-Direita que fiz mas eu não sou politólogo mas apenas um simples cidadão, com experiência internacional, que tem esta impressão dos 15 partidos que disputam estas eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário