quarta-feira, 23 de setembro de 2009

o TGV é um concorrente do avião e não do comboio ou carro




TGV será «o maior fiasco financeiro dos últimos 50 anos»

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1090828&div_id=1730

Eu sou a favor do TGV mas estou de acordo com este economista da Universidade de Vancouver (Canadá).

O que a notícia não diz é que o projecto tal como o governo PS de José Sócrates quer fazer custa 400% mais do que um projecto menos ambicioso que passasse apenas pelo lado sul do Tejo.

Ora se a necessidade do TGV é questionável, esses 400% são um mero luxo megalómano e ideológico do PS que seriam muito mais necessários na Saúde, Educação e Segurança.

Eu apenas peço aos políticos que não se substituam aos economistas, estes é que sabem se se deve fazer o TGV, quando e em que moldes.

O argumento do PS de que se deve fazer investimento público para sair da crise é correcto mas não foi o que o José Sócrates fez nos últimos 4 anos em que o investimento público caiu consideravelmente.

E para sair da crise o investimento necessário deve ser de retorno rápido e não este megaloprojecto que além de endividar ainda mais o país ainda vai retirar o crédito disponível às empresas e famílias tornando Portugal ainda mais pobre.

Além do investimento público ter diminuído nos últimos 4 anos, ele foi quase todo para a construção de auto-estradas tornando Portugal nos próximos anos num dos países com mais auto-estradas por habitante do planeta. Só Lisboa-Porto vai ter 3 auto-estradas!

Razão tem a Manuela Ferreira Leite em não prometer nada (além do adiamento e reavaliação do TGV) pois este governo tornou a tarefa de governar nos próximos anos muito difícil devido aos compromissos financeiros que contraiu para que os governos futuros paguem a factura.

TGV sim mas apenas quando se puder pagar a ele mesmo!

Afinal o TGV apenas vai beneficiar menos de 2% da população portuguesa: aqueles que actualmente apanham o avião para Madrid. (o TGV é um concorrente do avião e não do comboio ou carro).


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