sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Asteróide potencialmente mortal irá trazer companheiros na próxima Sexta-feira 15 de Fevereiro?

Parece um desses filmes apocalípticos mas ainda pior:

é que nos filmes apocalípticos normalmente o asteróide é descoberto com muitos anos de antecedência o que permite os governos (normalmente os EUA) prepararem defesas para tentar salvar a terra.

Neste caso o asteróide que vai roçar a terra na próxima Sexta-feira dia 15 de Fevereiro foi descoberto não com anos de antecedência, não pela equipa internacional e profissional que se dedica a procurar este tipo de asteróides, ma sim por um simples astrónomo amador e foi há poucos meses, em 2012.

Só agora é que os cientistas divulgaram a informação porque se calhar só agora é que concluíram que não será esta Sexta-feira o fim da civilização humana mas adiantam que não sabem nada de realmente importante sobre o asteróide: não sabem qual é a sua massa ou constituição e nem sequer sabem muito bem qual é o seu diâmetro pois dizem que será entre 50 a 80 metros de diâmetro.

O facto de os cientistas ainda não terem calculado a sua massa é preocupante pois se a massa deste asteróide for elevada pode ser que traga companheiros, pequenos meteoritos que poderão cair na Terra nos dias seguintes à passagem do asteróide.

O facto de não saberem a sua composição também é preocupante pois se esta for essencialmente de gelo ou outra substância "frágil" é possível que ao aproximar-se da Terra, uma pequena parte do asteróide se desmembre e formem pequenos meteoritos que começam a cair na Terra mesmo antes da hora prevista para a passagem do Asteróide (entre as 19:24 e as 19:40) pelo ponto mais próximo da Terra (que será mais próximo do que um simples satélite de comunicações).

Em 1908 houve uma grande explosão na Sibéria que ninguém sabe muito bem quais as dimensões, massa ou composição do meteorito que lhe deu origem pois este se desintegrou completamente sem deixar vestígios antes de tocar no solo, mesmo assim deixou uma marca de árvores derrubadas com vários quilómetros de extensão.

A explosão ter-se-à dado na baixa atmosfera o que me leva a concluir que seria de pequena massa, talvez apenas de gelo.

Receio que nos próximos dia possam acontecer 1 ou várias explosões desse género formadas por pequenos meteoritos que se desprendem do asteróide que irá roçar a Terra na próxima Sexta-feira 15 de Fevereiro deste ano (2013).


Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/asteroide-de-50-metros-de-diametro-vai-passar-perto-da-terra-1583855

Sem comentários:

Enviar um comentário